Enzimas na produção de mel
ENZIMAS:
Uma proteína que catalisa reações bioquímicas do metabolismo.
Aumenta a velocidade de uma reação química.
Diminui a necessidade de energia de ativação.
Não alteram o balanço energético nem o equilíbrio das reações.
A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para aplicações na indústria farmacêutica e alimentar
Enzimas são moléculas que aumentam a velocidade de uma reação química.
Isso acontece porque as enzimas fazem com que diminua a necessidade de energia de ativação.
Uma enzima é uma proteína que catalisa as reacções bioquímicas do metabolismo. As enzimas actuam sobre as moléculas conhecidas como substratos e permitem o desenvolvimento dos diversos processos celulares.
Convém salientar que as enzimas não alteram o balanço energético nem o equilíbrio das reacções em que intervêm: a sua função limita-se a ajudar a acelerar o processo. Por outras palavras, a reacção sob o controlo de uma enzima alcança o seu equilíbrio de forma muito mais rápida do que uma reacção não catalisada.
Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica com actividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras,. Isso é conseguido através do abaixamento da energia de activação necessária para que se dê uma reacção química, resultando no aumento da velocidade da reação e possibilitando o metabolismo dos seres vivos. A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica ou na alimentar.
Em sistemas vivos, a maioria das reacções bioquímicas dá-se em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concertada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. Cada enzima pode sofrer regulação da sua actividade, aumentando-a, diminuindo-a ou mesmo interrompendo-a, de modo a modular