MOF - Microsoft Operations Framework
UNIVERSIDADE PAULISTA
Tecnologia em Gestão de Sistemas de Informação
PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar
Novembro de 2008
PIM - 2008 - 4º Semestre
Microsoft Operations Framework
Monitoração e Controle de Serviços
Elaborado por:
Felipe Luca Coelho
RA 750528-0
Jacqueline Cintra Bordin
RA 882615-3
Milena Bertevello Baptista
RA 412170-8
Raul Ferreira Pessoa
RA 317489-1
Gestão de Sistemas de Informação
Novembro de 2008
Introdução
Atualmente os negócios da maioria das organizações estão cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação, o setor procura maneiras de atender a demanda de forma eficiente e eficaz. Porém a prática já demonstrou que para garantir a segurança e disponibilidade dos serviços prestados por um departamento de TI, apenas tecnologia de ponta não é o suficiente. Para alcançar a excelência operacional, uma integração ideal deve ser feita entre Pessoas, Processos e Tecnologias.
Com base nesta necessidade, nasceu a biblioteca ITIL, que é um conjunto de livros com melhores práticas relacionadas ao gerenciamento de serviços de TI, uma característica fundamental do ITIL é que ela pode ser adaptada ao ambiente de sua empresa, ou seja, você adota as práticas que a biblioteca de acordo com o que precisar. Assim, entre o final de 1999 e o início de 2000 a Microsoft lançou a Microsoft Operations Framework - MOF, uma documentação que oferece recomendações para planejar, aplicar e manter processos operacionais que suportem serviços de missão crítica.
A Microsoft adotou as práticas da ITIL e as adaptou para seu ambiente, junto com esta adaptação, a empresa uniu à sua documentação as experiências e sugestões de seus funcionários, parceiros e clientes, adquiridas no dia-a-dia de operações e projetos, formando assim o que hoje conhecemos por MOF. De 1999 até 2007, o MOF sofreu algumas alterações