Produção de Energia
A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Ela é gerada, principalmente, nas usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.
DESENVOLVIMENTO
ENERGIA ELÉTRICA
Não é por falta de energia que a indústria catarinense irá diminuir o ritmo. O Estado tem 83 empreendimentos de geração de energia elétrica em operação e há outras 19 obras previstas no Plano Decenal do Ministério de Minas e Energia, das quais nove já estão autorizadas ou licitadas. Essas obras assegurarão a autossuficiência da oferta em Santa Catarina pelo menos até 2015. O Estado está preocupado também em desenvolver formas alternativas de energia, como a eólica, que já conta com três parques pioneiros de geração – dois em Água Doce, gerando 15,8 MW, e um em Bom Jardim da Serra, gerando 600 kW, produção utilizada para iluminar a estrada da Serra do Rio do Rastro.
O fornecimento de energia elétrica atinge todos os municípios catarinenses, com distribuição, em sua maior parte, feita pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), empresa administrada pelo Governo Estadual. Santa Catarina possui o maior índice de eletrificação rural do Brasil: quase 100%. O potencial hidráulico do Estado é de 9,5 milhões de kW – hoje, a geração bruta hidráulica atinge 5,5 milhões de kW. Aautossuficiência deverá ser atingida com as hidrelétricas de Machadinho, que entrou em operação no final de janeiro de 2007, com capacidade operacional de 1.140 MW, suficientes para atender 50% da demanda catarinense hoje, e a de Campos Novos,que terá capacidade para gerar 880 MW, o bastante para atender 27,5% da demanda atual, e que terá a terceira barragem mais alta do mundo.
As alternativas de produção de energia mais adequadas à preservação ambiental também fazem parte do parque gerador. A Celesc e a Tractebel Energia – as duas empresas que atuam em geração no Estado –