A Produção Mundial de Energia
A produção e o consumo mundial de energia estão diretamente vinculados com as três dimensões do desenvolvimento sustentável: meio ambiente, sociedade e economia.
Os combustíveis fosseis devem continuar responsáveis por cerca de 80% da energia consumida no planeta consumida no planeta.
Nos países desenvolvidos e alguns emergentes, haverá a redução na participação percentual dos combustíveis fósseis e aumento de fontes renováveis e menos poluentes.
Energia: Evolução histórica e contexto atual
Desde o surgimento das sociedades primitivas, a obtenção de energia sempre desempenhou papel fundamental para o bem – estar das pessoas e o desenvolvimento das atividades econômicas.
Ainda na Pré – Historia o ser humano buscou fontes de energia para facilitar o trabalho e aumentar o seu conforto no dia a dia. As primeiras civilizações utilizavam lenha. Nos séculos XV a XVIII, a energia dos ventos movimento as caravelas e possibilitou a expansão marítima.
A medida que os progressos técnicos foram avançando, a utilização de novas fontes energéticas tornou o trabalho humano mais eficiente. A energia humana e de animais vem se tornando menos necessária, sendo substituída por equipamentos.
A sociedade moderna utiliza cada vez mais energia para a indústria, agricultura, serviços, comércio, transportes e consumo doméstico.
Atualmente há uma diversidade de fontes de energia, classificadas como renováveis, que continuam disponíveis depois de utilizadas, e não renováveis, que são limitadas demoram milhões de anos para se formar. Os combustíveis fósseis são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
Segundo a Agência Internacional de Energia, as reservas conhecidas de petróleo são suficientes para abastecer o mundo por mais 40 anos, no ritmo atual de consumo.
Aproximadamente 80% da energia consumida mundialmente provem das três (carvão mineral, gás natural e o petróleo) fontes não renováveis, que um dia esgotaram. Quando o