a produção mundial de Energia
Lagoa Grande – PE
Introdução
Desde que o homem passou a usar outros tipos de energia, que não a dos animais e da força humana, os combustíveis fósseis e outras fontes mais modernas tornaram-se imprescindíveis, sendo responsáveis pelo progresso da economia e do bem- estar da humanidade.
Países favorecidos pela natureza com essas “maravilhas” passam a ser privilegiados na economia industrial e pós-industrial.Até 2020 o mundo irá consumir 59% de energia, prevê um Relatório Internacional da ONU,
As fontes de energia Compreende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Classificam-se as fontes de energias naturais conhecidas também por primárias em dois tipos:
Fonte de energia renováveis, as que não se esgotam.
Fonte de energia não renováveis, as que se esgotam e não são expostas.
Energia é algo que tem a capacidade de realizar trabalho. Assim, utiliza-se energia para levantar um peso, para movimentar um veículo, para ferver a água, para a iluminação, para digitar esse texto, enfim...
Mas, como se deu a evolução das fontes de energia ao longo da história humana?
Tudo começou quando os seres humanos ainda moravam em cavernas. Nessa época, as formas de energia mais usadas eram a força muscular e o calor do fogo. Após esse período, há cerca de 8.000 anos, quando os animais foram domesticados passou-se a usar a força muscular animal para desenvolver tarefas cotidianas, como arar a terra e transportar peso. Dessa forma, o trabalho passou a render mais em um mesmo tempo.
Ao longo da segunda metade do século 18, houve a invenção das máquinas a vapor, originando as primeiras fábricas. Tal fato foi o pontapé inicial para variadas transformações socioculturais e econômicas que se sucederam e culminaram com a chamada Revolução Industrial.
Durante a Primeira Revolução Industrial, outra fonte de energia passou a ser