Produção mundial de energia
Desde que o homem passou a usar outros tipos de energia, que não a dos animais e da força humana, os combustíveis fósseis e outras fontes mais modernas tornaram-se imprescindíveis, sendo responsáveis pelo progresso da economia e do bem- estar da humanidade.
Países favorecidos pela natureza com essas “maravilhas” passam a ser privilegiados na economia industrial e pós-industrial.Até 2020 o mundo irá consumir 59% de energia, prevê um Relatório Internacional da ONU,
As fontes de energia Compreende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Classificam-se as fontes de energias naturais conhecidas também por primárias em dois tipos:
Fonte de energia renováveis, as que não se esgotam.
Fonte de energia não renováveis, as que se esgotam e não são expostas.
Carvão Mineral
O carvão mineral foi a principal fonte de energia utilizada na Revolução Industrial e durante os séculos XVIII e XIX. A partir de 1970 começaram a ser utilizadas novas formas de energia, como o petróleo e a eletricidade. Atualmente, o carvão mineral é a terceira fonte de energia mais empregada no mundo. Possui três utilizações principais:
Como matéria- prima para produção de aço
Na geração de energia elétrica a partir do aquecimento das caldeiras em usinas termelétricasComo matéria-prima do setor carboquímico na produção de inseticidas.
A formação do carvão
É a fonte de energia mais importante e a mais utilizada no mundo. A Segunda Revolução Industrial (século XIX) marca o início de seu crescente consumo. As maiores reservas de petróleo assim, como o carvão estão no hemisfério norte. Petróleo
A formação do petróleo
Gás natural É a segunda principal fonte de energia utilizada no mundo e a que apresenta o maior crescimento de consumo. O gás natural está associado ao petróleo, sendo portanto um produto esgotável.
Energia elétrica
A eletricidade pode ser obtida pela força da água (hidráulica), pelo vapor