A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
O aproveitamento do uso de energia solar fez grandes progressos nos últimos anos. O potencial acumulado instalado nos países participantes do programa de Sistemas de Energia da Agência Internacional de Energia Fotovoltaica (EIA-PVPS) foi quase 8 GWp ao final de 2007, mais de um terço superior quando comparado ao final de 2006. Desse total, mais de 90% estava disponível, conectado as redes de consumo.
Em termos de grandes mercados nacionais a Alemanha e o Japão elevaram a capacidade instalada de energia solar no mundo, 3.9 e 1.9 GWp respectivamente. No entanto, foi a Espanha que apresentou o maior crescimento anual. A meta prevista para o ano de 2010 pelo Plano do Governo Espanhol para Energias Renováveis foi alcançada muito tempo antes do prazo estipulado. Uma nova meta para 2011-2020 pretende perpetuar o crescimento da participação das energias renováveis na matriz energética espanhola.
A política governamental da Alemanha ajudou o país a manter-se na posição de liderança mundial de produção de energia solar, que foi reforçada em 2008 quando uma estimativa de 1.4 GWp foi adicionada a sua capacidade instalada.
Austrália e os Estados Unidos instituíram “cidades solares”. Atualmente a Austrália tem 7 dessas cidades e EUA 25. Estes programas têm ajudado grandemente a sensibilizar o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica e estão promovendo sua implementação. A Índia também tem um programa de cidades solares.
Ação de Emergência Acidentes Ambientais Acidentes Nucleares Água Águas Profundas Álcool Álcool Etílico Alta pressão Alternativa Energéticas Ambientes Marinhos Angra I Angra II Angra III Aplicação Aproveitamento Armazenamento Arquitetura Bioclimática Artigo Aspectos Socioambientais Aterro Sanitário Atmosfera Modificada Ausência de Emissão Bacias Hidrográficas Biocombutível Biodiesel Biodigestores Biomas