Projeto Incendio
Curso de Engenharia Civil
PLANO DE PROTEÇÃO CONTRA INCENDIO PARA INDÚSTRIA QUÍMICA
Criciúma, ABRIL de 2012.
PLANO DE PROTEÇÃO CONTRA INCENDIO PARA INDÚSTRIA QUÍMICA
Trabalho apresentado ao Professor Clóvis Norberto Savi, para aprovação parcial na Disciplina de Introdução a Engenharia de Segurança, no curso de Engenharia Civil, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Criciúma, ABRIL de 2012
MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO
Trata-se de projeto de um Sistema de Prevenção Contra Incêndio para a construção de uma edificação industrial (indústria de produtos químicos) localizada na Avenida Universitária, 1105, Bairro Universitário, na cidade de Criciúma, SC. De acordo com o projeto arquitetônico, a edificação terá dois pavimentos, onde o pavimento térreo será a recepção, produção, estoque e compras e o pavimento superior a parte de administração, com área total de 252,07m².
Sistemas de proteção e combate a incêndio
A classificação de risco para essa edificação, de acordo com a classificação de diversos Corpos de Bombeiros do país, é de risco leve, que compreende edificações cujas classes de ocupação, na Tarifa de Seguros Incêndio do Brasil, sejam 1 e 2.
Art. 27 - Para efeito de determinação dos níveis de exigências do sistema de segurança contra incêndios, as edificações serão classificadas em função da ocupação, da localização e da carga de fogo:
II - RISCO MEDIO - edificações classificadas como:
a) Hospitalar/Laboratorial
b) Garagens
c) Comercial
d) Industrial
e) Mista
f) Especiais
Considera-se como Risco Médio também as edificações Comerciais, Industriais ou Mistas quando instaladas em mais de um pavimento, com acessos dando em vias de circulação comum (nas mistas, quando houver a sobreposição de fluxos comercial - residencial) e com Carga de Fogo média estimada entre 60 e 120 Kg/m2.
Como regra geral será