PRODUÇÃO DE ENERGIA
1-Quais são as principais funções da membrana plasmática?
As membranas celulares tornaram a vida possível ao permitir que as células criem um ambiente interno diferente do ambiente que a cerca.
As membranas efetuam as trocas entre a célula e o meio. estabelecem a comunicação entre as células e o meio extra celular e entre uma e outra célula. Recebem e transferem sinais vindos do meio e de outras células
2-Cite e explique os mecanismos de reconhecimento celular.
Os glicídios ligados a certas proteínas ou mesmo aos lipídios, formam com a membrana plasmática moléculas de glicoproteínas ou de glicolipídios. Essas glicoproteínas e glicolipídios se entrelaçam formando uma malha de aspecto gelatinoso que envolve a célula como uma vestimenta, denominada GLICOCÁLIX.
O Glicocálix é responsável por reconhecimento de células de uma mesma variedade ou de um mesmo tecido ou órgão, este reconhecimento se dá por meio de um fenômeno conhecido como Inibição por Contato.
3-Caracterize os lipídios da M.P. quanto a sua solubilidade.
Os lipídios compreendem uma categoria de compostos com estrutura diversa e desempenham diferentes funções biológicas. Funcionam como reserva de energia. A característica dessa substância é a insolubilidade em água e a solubilidade em solventes orgânicos, como o éter, o álcool e o clorofórmio.
Os principais grupos de lipídios são os triglicérides, os fosfolipídios, os cerídeos e os esteróides.
Os lipídios mais conhecidos são os triglicérides, representados por gorduras e óleos. São constituídos pela reunião de ácidos graxos com glicerol. São encontrados no leite e seus derivados, na gema de ovo, nas carnes, no óleo de algodão, amendoim, milho, arroz e soja. Podem ser encontrados em frutos como abacate e coco e em animais, como no óleo de fígado de bacalhau.
4-Explique a organização do modelo mosaico fluído da M.P.
A membrana plasmática é formada por uma bicamada de fosfolipídeos, que