plano de aula de historia
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE HISTÓRIA
A CULTURA DO RENASCIMENTO E A CONCEPÇÃO INTEGRADA DOS SABERES
Projeto Interdisciplinar apresentado pelos alunos de graduação Angélica Cristina de Paula Botelho, Josefa Juany Diegues, Laís Francis, Wellinson Vaz e Yves Antônio como parte integrante da cadeira de Didática ministrada pela Professora Mirtes Lira Curso de Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco.
Recife – PE
Introdução
Um projeto pedagógico tem como escopo a correlação entre as teorias pedagógicas de ensino e a prática didática. Partindo desse pressuposto, decidimos formular no projeto em questão um modelo prático de ensino e aprendizado que proporcione ao educando a possibilidade de atuar como agente de seu próprio saber. O projeto pedagógico é, na verdade, uma tentativa de realizar, através de um trabalho coletivo, a integração plena entre aluno-professor-escola a partir de uma relação interacional e dinâmica entre essas partes. Ainda que parta de uma reflexão sobre o projeto pedagógico no âmbito universitário, as palavras de Maria da Glória Minguili e Ana Maria Lombardi Daibem servem como reflexão acerca dessa atividade:
“O projeto político-pedagógico precisa ser pensado por todos que participam da instituição: professores, alunos e servidores. No entanto, a sociedade brasileira ainda é seletiva e excludente; isso se reflete na instituição universitária que, muitas vezes, não permite a alunos e comunidade participarem das decisões sobre o trabalho pedagógico por ela realizado, não obstante a Lei garanta a participação desses segmentos.” (MINGUILI; DAIBEM,, p. 4, 1996).
Através dessa observação, podemos inferir que o projeto pedagógico é, antes de tudo, uma prática social. Assim, há que se levar em consideração na sua elaboração as características sócio-históricos dos sujeitos nele envolvidos. A crítica que as autoras fazem ao projeto pedagógico universitário,