tornado de agua
EEEFM “Coronel Gomes de Oliveira”
Email: kessiacunha_@hotmail.com
Resumo
Esse invenção foi organizada pelos alunos citados acima, em busca de mostrar aos alunos um agitador magnético muito usado em laboratórios e como funciona esse magnetismo, que chega atravessar o outro lado do vidro e atingir o ferro.
Na sua construção foi utilizado: um HD, uma fonte velha, um recipiente, (um cm) de ferro e um imã.
Entendendo o Magnetismo
Os chineses foram os primeiros a observar o fenômeno do magnetismo, por volta de 2637 a.C. Na época, utilizavam nas bússolas ímãs chamados pedras-guias, compostas de pedaços de um minério de ferro conhecido como magnetita, que apresenta propriedades magnéticas.
A magnetita é classificada como ímã natural, único além da terra a receber esse nome. Todos os outros materiais magnéticos são artificiais, pois foram melhorados. Nosso trabalho mostra um agitador magnético caseiro como o próprio nome já diz ele agita soluções.
Mas afinal como isso acontece?
Nosso furacão de HD tem essa seguinte finalidade por isso vamos começar falando sobre o campo magnético.
Os ímãs possuem dois pontos opostos que atraem ferro e são chamados de pólos norte e sul. Assim como ocorre com as cargas elétricas, os pólos magnéticos iguais se repelem e os opostos se atraem.
Então, se é possível que um imã atraia o ferro é porque existe alguma força à sua volta. Essa força é chamada campo magnético. Naturalmente, não se pode vê-la a olho nu, mas é possível por meio de um experimento, por isso no dia vamos mostra um pouco de solda em cima de uma folha de papel em que esteja apoiado em ímã em barra.
Se tocar leve e repetidamente a folha de papel, a solda se distribuirão em uma configuração definida que representa o campo de força em torno do ímã.
O campo parece ser formado por linha de força que saem do pólo norte do