Piratas
Simulador de Tornados
Materiais Utilizados
- Papelão;
- Tesoura;
- Fita adesiva;
- Plástico transparente;
- Água;
- Recipiente Metálico;
- Fonte de Calor;
- Lâmpada;
- Tijolos;
Construção
Corte 4 pedaços de papelão retangulares , faça 1 fenda lateral(centralizada) em cada pedaço medindo ¼ do tamanho do comprimento do pedaço do papelão.Em 2 pedaços faça uma janela retangular e tampe com plástico transparente (que servirá para visualizar a câmara do tornado).Com Fita adesiva cole as 4 partes de papelão com a fenda para o mesmo lado na ordem : janela, janela, sem janela, sem janela. (Atenção para as fendas ficarem sempre para o mesmo lado).Tampe a parte de cima da câmara com papelão e coloque a lâmpada.(Para auxiliar na visualização)
Forme um quadrado com os tijolos e coloque a fonte do calor no meio do mesmo, em cima coloque o recipiente metálico com água.
Então coloque a câmara em cima dos tijolos e espere a água ferver, quanto mais a água ferver mas formará vapor que formará o Tornado.
O que acontece? O ar quente dentro da câmara, devido ao aquecimento da água, é menos denso e sobe, criando uma região de baixa pressão. A pressão atmosférica fora da câmara é maior, ocasionando o movimento desse ar externo para dentro da câmara, através das fendas laterais. Como cada fenda está alinhada a direita (ou à esquerda) de cada lado da câmara, o ar entra realizando um torque no ar ascendente interno, que sobe girando. Com o ar está saturado de vapor de água, o vortex torna-se visível, devido as gotículas de água.
O que são Tornados? Os tornados são redemoinhos atmosféricos caracterizados por um espiral, em forma de funil de vento, que gira em torno de um centro de baixa pressão atmosférica; são produzidos por uma única tempestade convectiva. Normalmente, a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade, contém em média 100 metros de extensão, e, ao