Produção de agua ardente
Este trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da aplicação de modelos matemáticos para a representação de situações reais, estimular o interesse do aluno pelo conteúdo matemático escolar por intermédio de atividades do cotidiano e permitir ao aluno uma atividade de investigação e pesquisa.
Oferece questões a serem desenvolvidas nos conteúdos de regra de três, equação de primeiro grau, construção de gráfico e porcentagem, com ênfase na agricultura, na produção de “Aguardente”, que é um conhecimento popular abordando a história, o processo de fabricação despesa e lucratividade.
Proposta de trabalho
Este trabalho descreve uma atividade de Modelagem Matemática, mostrando os diversos conteúdos que podem ser trabalhados. As atividades aqui desenvolvidas são de níveis de 5º e 6º série de ensino fundamental. O tema escolhido foi “A produção de aguardente”, já que este é um assunto muito popular, tendo importância na economia do Brasil colônia
História da Aguardente
A aguardente – de – cana, a bebida mais popular do Brasil é definida pela legislação brasileira como produto alcoólico obtido a partir da destilação do caldo de cana fermentado devendo apresentar teor alcoólico entre 38º e 54º GL. Sua história remonta dos primórdios do século XVI, como sendo a primeira bebida destilada entre nós.
A partir de 1584 o trabalho escravo foi fundamental para o desenvolvimento de indústria do açúcar, concorrendo, dentre outras coisas, para aumentar a produção da cachaça, pois os alambiques estavam situados quase exclusivamente nos engenhos.
Inicialmente, a cachaça era a espuma da caldeira em que se purificava o caldo de cana a fogo lento e servia como alimento para bestas, cabras e ovelhas. Assim, por algum tempo, foi considerada um produto secundário da indústria açucareira; era mais uma garapa e não tinha nenhum teor alcoólico. Somente depois da metade do século XVI é que a cachaça passou a ser produzida em alambique de barro, posteriormente de