ecologia
Caso o aquecimento global seja mesmo resultado da ação humana sobre o planeta, ainda assim, afirmam que ele ocorre devido ao efeito estufa, cuja causa seria o aumento das emissões de gases de efeito estufa, dentre os quais, já não é novidade, o principal é o gás carbônico, ou CO2.
Enfim, são cientistas que dizem isso, com base em estudos, e há uma grande probabilidade de que seja isso mesmo. Ou não. Eu não acredito muito não. Certas suspeitas repetidas demais acabam se tornando mitos. Você já deve ter ouvido a frase que está se tornando um ditado popular, atribuída a Joseph Goebbels, que diz que “uma mentira repetida muitas vezes acaba se tornando verdade”. Pois bem, acho que é o que ocorre no caso da verdadeira causa do efeito estufa. Enfim, estou falando com base em conhecimentos gerais e em observação mesmo, mas veja se não faz sentido:
Nada me tira da cabeça que o aquecimento global é provocado pelo escasseamento da cobertura vegetal do planeta. Árvores são mais do que meros instrumentos paisagísticos. Em alguns textos, percebe-se que só levam o plantio de árvores em conta contra o aquecimento global, por sua capacidade de absorção do CO2 da atmosfera, reduzindo nela a presença dos gases do efeito estufa. Mas esse é SÓ UM aspecto da solução que as árvores apresentam. Árvores são também um mecanismo perfeito para absorção do calor do sol. O poder de uma árvore em dissipar calor é imenso. Uma árvore frondosa não só dissipa enormes quantias de luz ao longo de um dia ensolarado, com sua sobreposição de folhas aumentando sua superfície útil, como ABSORVE muito do calor da luz solar para produção da fotossíntese, transformando-o em oxigênio, vapor d´água e biomassa.
Já vi textos dizendo que árvores absorvem calor. Não! Elas o transformam. São como catalisadores.
É sabido também que as