Aguardente
EQUIPE
Fabíola Rodrigues
Maria Helena Gomes
Paola Ferreira
Rafael Macambira
Thiago Albuquerque
Definição
A definição de aguardente é genérica e compreende bebidas fortemente alcoólicas obtidas pela fermentação e posterior destilação de mostos açucarados oriundos do caldo e de macerados vegetais ou não.
Subdivide-se em:
Aguardente de frutas: laranja, uva e banana
Aguardente de cereais: cevada, milho, arroz
Aguardente de raízes e tubérculos: beterraba, mandioca e batata
Aguardente de colmos: cana-de-açúcar e bambu.
Aspectos Culturais
.
Os antigos egípcios teriam sido os primeiros povos a utilizar vapores de líquidos fermentados e aromatizados para cura de diversos tipos de moléstias.
Foram também os primeiros a construir alambiques embora tenham sido os árabes os primeiros a desenvolver equipamentos para a destilação.
Martim Afonso de Souza trouxe em 1532 algumas mudas de cana-de-açúcar. A partir daí surgem os primeiros canaviais.
O destilado de cana teria tido início aqui no Brasil com o intuito de alegrar os escravos que trabalhavam nos engenhos .
No período compreendido entre 1538-1545 perceberam que a borra separada no processo de concentração da garapa (cachaza) colocada em um recipiente e deixada de um dia para o outro fermentava espontaneamente e produzia um líquido com cheiro e sabor característicos.
Origem do nome
Considerando-se que parecia com água, denominou-se água ardente, daí aguardente. Por se originar da borra que também é conhecida como cachaza recebeu também a denominação de cachaça.
Era oferecida de alimentação aos porcos, os cachaços, daí a denominação similar: cachaça.
E por se considerar que durante a destilação o líquido pingava, surgiu o nome pinga. A seguir mais algumas formas de se referir à aguardente.
Abrideira
Água benta
Água que gato não bebe
Água que passarinho não bebe
Aguardente de cana
A que matou o guarda
Arrebenta-peito