Sistemas operacionais
Um sistema operacional (SO) é o software principal do computador. Ele é o primeiro a ser executado (aberto) e é ele que vai fornecer toda a base para que os programas aplicativos possam ser usados. Ele também identifica e gerencia toda a parte de hardware (sistema complexo) do computador. Assim, temos duas visões distintas dos SOs:
A visão de máquina estendida;
A visão de gerenciador de recursos.
Na primeira, o SO oferece uma interface de alto nível para que os programas aplicativos possam ser executados, como o Mozilla Firefox, o Google Chrome e o Microsoft Word, por exemplo.
No segundo, o SO gerencia os processadores, memórias, HDs, etc, da máquina (em baixo nível).
2. O prompt do Windows é parte do sistema operacional?
O comando shell é um programa independente do sistema operacional. O SO dá liberdades ao usuário através do shell, mas restringe muitas de suas ações, deixando a comunicação usuário-hardware de difícil acesso ou de acesso impossível. Por exemplo, o usuário pode se comunicar diretamente com a placa de som, porém não pode mudar os binários do HD. O SO não permite, mesmo que, acessando diretamente pelo kernel, teoricamente tenha este poder.
3. Qual era a finalidade dos sistemas operacionais da segunda geração?
Houve uma tremenda evolução nos sistemas operacionais da primeira geração para os sistemas operacionais da segunda geração. O uso de válvulas foi substituído pelo uso de transistores, que não queimavam com tanta facilidade quanto às válvulas, além de aumentar a velocidade do processamento de dados, reduzir a dimensão do computador e o consumo de energia. Nessa época (1955-1965), o computador tornou-se mais confiável e começou a ser comercializado, ainda que seu preço fosse excessivamente alto. Cria-se o sistema batch, com a função de encadear vários jobs em sequência, formando uma fila de programas a serem executados e diminuindo o