Produção da Margarina
Produção da Margarina
Como foi descoberta
A origem da margarina se deu quando o imperador Napoleão III propôs um desafio a população descobrir algo que tivesse gosto e aparência similar à da manteiga , porém que fosse mais barato para alimentar as classes mais pobres e os soldados.
Seu descobridor foi o químico francês Hyppolite Mege-Mouriés (1817-1880).
Inicialmente a margarina era uma mistura de emulsão de água em óleo , gordura de vaca , sebo , leite desnatado , estômago de porco e úbere (glândula da vaca que produz o leite).
Foi dado esse nome devido a sua cor perolada , margarina vem da palavra grega margaron que significa pérola.
Fabricação
A fabricação do produto tem início na seleção de óleos vegetais líquidos e hidrogenados que podem ser de dendê , soja , semente de algodão , amendoim , milho ou girassol.
Outros componentes são a água , leite em pó desnatado , o sal refinado , emulsificante e corante.
Hidrogenação
São feitas reações de hidrogenação com óleos vegetais. Esses óleos (éster de ácido graxo com propano-1,2,3-triol) são líquidos em razão da presença de muitas insaturações em suas longas cadeias carbônicas. Porém , com a reação de hidrogenação catalítica, essas ligações duplas são quebradas e transformadas em ligações simples. Isso causa a transformação do óleo em gordura semissólida, isto é, com a consistência mais pastosa como a da margarina.
Fórmula da Hidrogenação
Diferenças entre a manteiga e a margarina
A margarina é produzida a partir da hidrogenação de óleos vegetais, em geral é rica em ácidos gordos poli e monoinsaturados.
A manteiga é um produto de origem animal, portanto, em sua composição há a predominância de gorduras saturadas.
Mas devido à indústria da margarina manter em segredo imagens e detalhes químicos do processo de fabricação da margarina, torna-se difícil comprovar todos os elementos que são usados em sua fabricação.