Produtos bancários
A pesquisa de campo ocorreu na instituição financeira banco Santander e foram elencados 10 produtos relacionados a empréstimos, aplicações financeiras e financiamentos, que estão descritos abaixo.
Empréstimos: Cheque Especial, Crédito Pessoal e Antecipação da Restituição do Imposto de Renda.
Aplicações Financeiras: Poupança, CDB e Previdência Privada.
Financiamentos: Consórcio, CDC, Crédito Rural e Leasing.
Abaixo serão descritos a metodologia do computo dos dias e a pratica de juros aplicado em cada produto bancário.
O cheque especial é um contrato firmado entre correntista e banco, onde uma determinada quantia é disponibilizada ao cliente para que ele a utilize em casos de emergência e devolva com juros e outros encargos financeiros.
Os juros aplicados ao cheque especial são juros compostos, ou seja, juros sobre juros. No caso do banco Santander o cliente tem 10 dias para utilizar o cheque especial e pagá-lo para que não haja cobrança de juros, caso a utilização ultrapasse os 10 dias o cliente pagará juros por todo período e a metodologia utilizada para o computo dos dias é o comercial, 365 dias. Os juros são cobrados diariamente.
O cheque especial é considerado pelos especialistas de economia como os juros mais caros do mercado.
O crédito pessoal é outro tipo de contrato firmado entre banco e correntista com a finalidade de compra de bens de consumo e outros produtos e o correntista tem a opção de parcelamento do valor financiado sem precisar comprovar onde o dinheiro será utilizado.
Em muitos casos a liberação do recurso só é feita após uma analise cadastral do cliente e poderá também ser solicitado pelo banco uma garantia como fiador, alienação entre outras. O credito pessoal também pode ser um produto já pré-aprovado onde o cliente pode fazer a contratação através do caixa eletrônico sem apresentação de garantias.
Os juros utilizados pelo banco são do tipo composto e o computo dos dias é o