Produtos bancários
As instituições financeiras concedem créditos rotativos que são representados pelo cheque especial e cartão de crédito. No cheque especial, o correntista poderá utilizar automaticamente o limite concedido e pagará juros na proporção da utilização, sendo as taxas prefixadas, o limite de cheque geralmente está relacionado à renda mensal do cliente. O cartão de crédito é outro crédito rotativo, que serve para financiar bens e serviços, cujas taxas são prefixadas e o cliente pode parcelar o pagamento do valor, pagando no vencimento ele não pagará juros, independentemente da forma de pagamento do saldo, ele terá que pagar uma taxa anual de administração.
Outro produto interessante é o crédito consignado, cuja característica é que as parcelas de pagamento são deduzidas diretamente da fonte de renda do devedor. Como a cobrança é diretamente na folha de pagamento, a instituição financeira tem um risco menor, por isso suas taxas de juros são mais baixas. Quando a pessoa está interessada em adquirir um veículo ela pode fazer uso do financiamento para aquisição de veículos novos ou usados, o veículo fica alienado para a instituição financeira, mas pertence ao tomador do financiamento.
Caso o consumidor queira algo relacionado a um bem imóvel, ele pode fazer uso do crédito imobiliário para financiar uma aquisição, construção