Semiótica na Revista Placar
Éverton Ruchel1
Faculdade de Artes e Comunicação – FAC
Resumo: a forma como a Revista Placar monta suas capas, estudada neste artigo baseado nos conceitos da semiótica.
Palavras-chave: Semiótica, Revista Placar, Capas.
Abstract: how to the Placar Magazine mount your covers, studied in this article based on the concepts of semiotics.
Key-boards: Semiotc, Placar Magazine, Covers.
1. INTRODUÇÃO
A Revista Placar é desde 1970 a principal referência quando o assunto é futebol. Com o passar dos anos, as capas e reportagens produzidas pela revista sempre mereceram destaque, seja pela forma com prendem o leitor ou pela forma como são feitas. A Placar começou nos anos 70 como uma revista semanal e factual, se tornando mensal e temática por volta de 1990. Em 1995, uma mudança no projeto gráfico ampliou o alcance ao leitor, já que a revista se “jovializou”. Em 2001, a revista voltou à tiragem semanal, sem perder a proposta de produzir matérias temáticas e de perfil de personalidades, Em 2003, a Placar voltou a ser mensal, ficando assim até hoje, mudando apenas seus elementos gráficos.
Este trabalho, porém, não será sobre a evolução da Placar entre o passar do tempo. Iremos analisar algumas capas em específico, publicadas entre as edições 1374 e 1383 (Janeiro a Outubro de 2013), sobre vários jogadores, times e temas, sob os conceitos da semiótica. A escolha das capas se deu pela ordem crescente, partindo da mais remota para a mais recente.
2. O QUE DIZ A SEMIÓTICA
A representação semiótica é todo o processo de representação de um objeto (a revista) a um intérprete (o leitor) de um signo (a capa da revista) ou a relação entre o signo e o objeto (a interpretação da capa).
O símbolo é o que não possui semelhança com o objeto representado. Porém, as combinações sociais de seu uso permitem ao interpretante ter a representação do símbolo. Já o ícone torna clara a relação