trabalhos feitos
O tecido cartilaginoso é uma espécie de tecido conjuntivo que possui consistência rígida. Sua função é a de sustentação dos tecidos moles, revestir superfícies de articulações, minimizando os choques nestas, além de auxiliar no deslizamento dos ossos das articulações. Na vida intrauterina e após o nascimento, este tecido é fundamental para a formação e crescimento dos ossos longos.
O tecido cartilaginoso é composto por células fixas e migratórias de vários tipos, possui um vasto espaço extracelular, que contém fibras e substância fundamental amorfa, que trata-se de um gel altamente hidratado que funciona como barreira de proteção patogênica, pois dificulta a penetração de micro organismos.
Este tecido não possui vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos, ele pode ser nutrido de duas formas: através do pericôndrio ou através do liquido sinovial das articulações. Dessa forma, a matriz extracelular serve de ponte para a difusão dos condrócitos para os vasos sanguíneos do tecido conjuntivo circundante. O papel fisiológico deste tecido está relacionado à suas propriedades que dependem da estrutura da matriz que pode ser colágeno ou colágeno+eslastina+proteoglicanas (proteína + glicosaminoglicanas), e é por causa desta ligação que este tecido tem tal elasticidade.
O condroblasto sintetiza grande quantidade de fibras proteicas, são responsáveis pela formação da matriz cartilaginosa e com gradual redução de sua atividade metabólica, passa a ser denominado condrócito .
Os condrócitos participam do crescimento diagonal da cartilagem, onde divisões mitóticas das células e excreção de mais matriz entre as células filhas permitem a expansão da cartilagem. Os grupos isogênicos são grupos de até oito células,que são originadas de um único condrócito.
As cartilagens, com exceção dos tipos articular e fibrosa, são envolvidas por uma bainha conjuntiva denominada pericôndrio, que fornece nutrientes para suas células. Os