Bomba Nuclear
A bomba atômica é uma arma explosiva, na qual a sua energia é derivada de uma reação nuclear em cadeia com alto poder destrutivo. A sua descoberta foi realizada e pesquisada por diversos cientistas, dentre eles Albert Einstein.
Esse equipamento foi utilizado pelos Estados Unidos da America durante a segunda Guerra Mundial, quando a base de Pearl Harbor foi bombardeada pelos japoneses.
A primeira bomba foi lançada no dia 06 de Agosto de 1945 na cidade de Hiroshima, o que provocou a morte de milhares de pessoas. Como os japoneses não se renderam aos ataques dos Norte Americanos, esses lançaram uma segunda bomba atômica sobre Nagasaki.
Após esses acontecimentos foi determinado o fim da Segunda Guerra Mundial. Os aperfeiçoamentos das bombas nucleares continuam até os tempos atuais, sendo uma arma de domínio não apenas dos Estados Unidos, mas também da Coréia e de outros.
- Tipos
Normalmente as bombas atômicas têm um funcionamento diferente de acordo com o material que é usado para a explosão. São divididas em quatro tipos:
Bomba Suja
A bomba suja não possui uma força destrutiva como as demais bombas atômicas, ela age através da expansão de gás sobre uma extensa área. Ao ser acionada, ela espalha o material radioativo na forma de uma nuvem de poeira, daí o nome “bomba suja”. A poeira é transportada pelo vento, danificando uma área maior do que a da própria explosão.
Bomba de nêutrons
Talvez seja essa a menor de todas as bombas atômicas, é composta por um dispositivo termonuclear pequeno. A reação de fusão se dá através de elementos como níquel ou cromo. Nesse caso, os nêutrons gerados não são absorvidos pelo interior da bomba, eles escapam.
Os nêutrons, uma vez presentes na atmosfera, têm um grande poder destrutivo sobre organismos. Possuem alta energia e são capazes de penetrar tecidos vivos como nenhuma outra partícula.
Bombas de fusão nuclear
Como o próprio nome já diz, a reação que aciona esse tipo de bomba é proveniente do núcleo