Producao de biopolimeros
Alberto André R. Drummond
Profª.: Maria Antonieta P. Couto Profª.: Andréa Medeiros Salgado Profª.: Eliana Alhadef Prof.: Ney Pereira Junior Profª.:Verônica Ferreira
Fundamentos de Engenharia Bioquímica Escola de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro
Definição
Biopolímeros são materiais fabricados a partir de Fontes Renováveis ( soja, milho, cana-de-açúcar , celulose, quitina, quitosana, soro de leite, etc.) que têm importância estratégica para o futuro, principalmente quando utilizam “energia renovável em todo seu ciclo de vida”,podem ser biodegradáveis e biocompatíveis,o que lhes conferem vasta gama de aplicações.
Porque Produzir Biopolímeros?
A biodegradação não é apenas o resultado de uma simples ação de microorganismos e as diversas condições nas quais eles atuam estão relacionadas com todas as características do meio. Temos a fotodegradação , a degradação química natural e vários outros fatores ambientais atuando em conjunto. Nem sempre um plástico biodegradável representa uma escolha ecologicamente correta. Para que um produto seja biodegradável, ele precisa completar o processo de sua decomposição no máximo em um período de 6 meses à 1 ano.
Biodegradáveis Biocompatíveis Podem ser produzidos a partir de alguns efluentes industriais, principalmente das industrias alimentícias Questões Ambientais Ampla faixa de aplicações e propriedades Os custos de sua produção vem diminuindo muito com o atual interesse no setor ambiental e de novas tecnologias disponíveis. Aplicações específicas no setor de biomateriais e nanotecnologia vem elevando muito seu valor comercial .
ciclo natural do carbono
A REVALORIZAÇÃO NO PÓS-CONSUMO DE BIOPOLÍMEROS DEVE SER FEITA POR MEIO DE RECICLAGEM MECÂNICA (p.ex. papel, cartão, etc.), RECICLAGEM ENERGÉTICA (p.ex. bagaço da cana) OU POR COMPOSTAGEM (p.ex. resíduos de alimentos)
EM ATERROS, OS PLASTICOS BIODEGRADÁVEIS, PRODUZEM GASES COM EFEITO ESTUFA (CO2, Metano...) COM