TRABALHO DE QUÍMICA
Biopolímeros são polímeros que são biodegradáveis. Os materiais de entrada para a produção destes polímeros podem ser renováveis (com base em plantas agrícolas ou produtos de origem animal) ou sintéticos. Existem quatro tipos principais de biopolímero baseados, respectivamente, em amido, açúcar, celulose e sintético.
São considerados ecológicos porque sua matéria-prima vem de fontes renováveis, diferente dos outros plásticos, feitos à base de petróleo. Outra vantagem é que essas plantas capturam carbono em seu ciclo de vida e contribuem para a diminuição do aquecimento global.
Esses plásticos são biodegradáveis, ou seja, entram em decomposição com facilidade e deixam de ocupar espaço em aterros sanitários e de poluir ecossistemas, algo que lhes confere vantagens de aplicações. Dentre os polímeros de maior importância existem os seguintes: Polilactato(PLA), Polihidroxialcanoato (PHA), Polímeros de amido(PA) e Xantana (Xan).
Os biopolímeros podem ser utilizados em vários produtos, entre eles:
• Filmes para recobrimento e embalagem de alimentos;
• Filmes comestíveis;
• Utensílios de uso doméstico (potes, copos, pratos, etc.);
• Aplicações nas indústrias automobilísticas e cosméticos.
Biopolímeros são polímeros produzidos por organismos vivos. Uma vez que eles são polímeros, contêm unidades monoméricas que estão covalentemente ligadas para formar estruturas maiores. Há três classes principais de biopolímeros com base nas unidades monoméricas diferentes e da estrutura do biopolímero formado: polinucleótidos, que são polímeros longos compostos por 13 ou mais monómeros de nucleótidos; polipéptidios, que são polímeros curtos de aminoácidos, e polissacáridios, que são frequentemente lineares e ligados a estruturas de hidratos de carbono poliméricos.
Uma diferença importante, mas definitiva, entre biopolímeros e outros polímeros pode ser encontrada nas suas estruturas. Todos os polímeros são feitos de unidades repetitivas chamadas