laudo de SPDA e aterramento elétrico
Sistema de proteção contra descargas atmosféricas
O presente documento tem a finalidade de atestar as condições técnicas do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA – instalado na planta industrial ARAGUASSÚ ÓLEOS VEGETIAS E BIODIESEL, situada a Rodovia BR BR158 km 598 s/n, no município de Porto Alegre do Norte - MT.
Em função da localização geográfica e demais características específicas, as considerações elencadas a seguir levam em conta o Nível de Proteção I, adequado para a edificação.
As referências para elaboração desse laudo são somente as instalações considerando que não existe o Projeto de SPDA disponível para consulta e orientação.
Esta inspeção foi realizada tendo como suporte normativas pertinentes ao setor elétrico de tal forma que fosse observado critérios de confiabilidade, segurança e eficiência, especificações de materiais e se a execução obedece as determinações das seguintes normas técnicas:
NBR 5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas;
NBR 6323 – Produto de Aço ou Ferro Fundido Revestido de Zinco por Imersão a Quente;
NBR 13571 – Hastes de Aterramento em Aço Cobreado e Acessórios.
NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Portaria n.º 598, de 07/12/2004 (D.O.U. de 08/12/2004 – Seção 1)
O SPDA executado conforme Norma – NBR 5419 – não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens. Entretanto, a aplicação desta Norma – NBR 5419 – reduz de forma significativa os riscos de danos devidos às descargas atmosféricas.
Malha Captora
O método utilizado é o tipo Franklin e Captores Naturais. Os subsistemas de condução horizontal foram executados utilizando as telhas metálicas considerando que as mesmas são de 0,5 mm de espessura conforme orientação técnica ítem 5.1.1.4.2 - ABNT NBR 5419:2005, utilizados captores os quais se encontram corretamente dimensionados e distribuídos sobre a cobertura.
Descidas
Os subsistemas de