biopolimeros
Resumo
Nesta prática objetivou-se a construção de polímeros com moléculas sintetizadas por seres vivos, chamados biopolímeros. Nestes experimentos, procura-se a formulação de 3 diferentes biopolímeros: o biopolímero do amido, biopolímero da gelatina e o biopolímero da caseína. Em cada um desses, observam-se diferenças quanto aos comportamentos físicos, que são devidos às diferenças quanto à disposição de seus meros, que podem os classificar como sendo termoplásticos, termofíxos ou elastômeros. Os biopolímeros, que são constituídos por moléculas sintetizadas por seres vivos, devem passar por tratamentos térmicos e com a adição de agentes dispersantes passa à configurar um bioplástico.
Palavras-chave
Biopolímeros; bioplástico; caseína.
1.Introdução
Biopolímeros são polímeros produzidos por seres vivos, por exemplo, nesta aula usamos a caseína, o amido e a gelatina. O primeiro é obtido através da filtragem, com um coador de café tradicional, do leite da vaca. O segundo através de vegetais como o milho e o terceiro e último é obtido através de um processamento do colágeno, proteína que compõe quase 1/3 das proteínas do corpo humano. Na aula produzimos Biopolímeros através destes compostos, cada um tem um tipo de reação diferente. Os Biopolímeros são classificados em termoplásticos, que são moldáveis a altas temperaturas, termofixos, não moldáveis a alta temperatura e elastômeros, que suporta grande deformação antes da ruptura. Biopolímeros podem passar a formar bioplasticos que tem tempo de degradação muito inferior ao plástico normal.
2 Procedimento Experimental
2.1 Biopolímero do Amido
Inicialmente usando duas pipetas graduada foi adicionado 4 ml de glicerina e 6 ml de ácido clorídrico em um béquer com 40 ml de água destilada.
Com o auxilio de uma balança analítica foi pesado, em um vidro de relógio, 5 g de amido de milho, o qual foi adicionado no mesmo béquer.
Após esses