Sistemas de escrituração contabil
DE CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL
PROFª: ANTONIA LUÍZA RIBEIRO PEREIRA
PÓS GRADUANDO: WILSON RIBEIRO LUTERO
Outubro/2006.
Na administração Pública Federal, Estadual e Municipal; utilizam-se quatro tipos de sistemas de escrituração contábil e balanços; comente-se sobre cada um deles.
1 – BALANÇO ORÇAMENTÁRIO: Sua função é demonstrar as receitas previstas e as despesas autorizadas; confrontando-as com as receitas e despesas realizadas. Neste confronto se avalia o grau de planejamento e os meios de arrecadação em um determinado período.
Na analise da postura da administração quanto a autorização legislativa que limita a ação do dirigente; pois nada poderá fazer que não tenha autorização ou que exceda o limite da autorização; confrontam-se as despesas autorizadas e as realizadas.
O Balanço Orçamentário terá sua análise e verificação realizada por Órgão/Gestão, por Gestão e por tipo de identificações disponibilizadas pelo SIAF, que prepara os indicadores que darão suporte a avaliação da Gestão Orçamentária.
O Balanço Orçamentário tem como principal função fiscalizar o ato do gestor quanto a correta aplicação do dinheiro publico, orientando o mesmo para que aja de acordo com o que foi autorizado pelo Poder Legislativo.
2 – BALANÇO FINANCEIRO: Esta modalidade de Balanço demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros, sob a forma de receitas e despesas orçamentárias, os recebimentos e pagamentos extra orçamentário; conjugados com os saldos em espécie proveniente do exercício anterior e os que se transferem para o exercício seguinte.
Deverá ser alocados recursos ns disponibilidades para o exercício seguinte, para efetuar os pagamentos das despesas não pagas no exercício.
Sua verificação também poderá ser verificada junto ao Siaf.
3 – BALANÇO PATRIMONIAL: É composto pela parte positiva denominada Ativo onde é representado os bens e direitos e ainda onde os recursos foram aplicados; e pela