Estatística
Escrituração Contábil
Objetivo
O objetivo da escrituração é registrar, de maneira formal e padronizada, os fatos contábeis.
Ao registro de um fato contábil chamamos de lançamento. Este é efetuado em livros contábeis próprios como o Diário, Razão, Caixa, Duplicatas a Receber, etc. Ao conjunto de lançamentos é que chamamos de escrituração.
Alcance
A escrituração deve ser adotada por todas as entidades, independente da natureza e do porte, na elaboração da escrituração contábil, observando as exigências da legislação e de outras normas aplicáveis, se houver.
Formalidades da escrituração contábil A entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico.
As formalidades da escrituração estão expressas no Decreto Lei 486/1969. Elementos indispensáveis dos registros A escrituração será executada: • em idioma e moeda corrente nacionais;
• em forma contábil;
• em ordem cronológica de dia, mês e ano;
• com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transporte para as margens.
• com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos.
Livro diário e livro razão
Após lançamento no Diário, o registro contábil é desdobrado e lançado, conta por conta, em um livro ou jogo de fichas denominado Razão. A sua escrituração deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações, sendo dispensável o registro ou autenticação do livro ou fichas, e o seu preenchimento devem obedecer ao método das partidas dobradas. O lançamento no livro Razão é muito importante para as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber