Produ o textual
2014
Os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa debater o desenvolvimento do Serviço Social e das políticas sociais brasileiras nos marcos das transformações ocorridas no Brasil, com enfoque nos conceitos e processos de planejamento na construção dessas políticas, transcorrendo sobre como tudo ocorreu a partir da visão da qual era o Estado que geria e governava o país.
Com a finalidade única de harmonizar os atritos existentes entre os proletariados e os capitalistas, foi que deram início o surgimento, no século XX, das políticas sociais no Brasil, com o exclusivo intuito de mediar a relação, e não de suscitar o bem estar social na sociedade. Sendo assim, é correto afirmar que a partir do capitalismo surge a política social, não obstante estabelecida através de muitas lutas dos operários sobrevindas das revoluções industriais do século XIX.
Para as políticas sociais alcançarem o que se conquistou hoje, foram imprescindíveis as muitas contribuições e lutas ocorridas desde o período da ditadura e do domínio neoliberal, ocasionando cada vez mais desigualdades sociais.
Ao analisar as Políticas Sociais, é importantíssimo compreender os conceitos existentes e observar os fatores que determinam a adoção das diferentes políticas públicas ao longo da história. É imprescindível ainda atrelar os conceitos com o conhecimento adquirido a partir da vida cotidiana, por meio dos meios de comunicação para abranger a problemática que abrange o tema.
Compreender a história do processo de planejamento das políticas sociais no Brasil, seus conceitos e formas de planejamento adotado pelo estado brasileiro no século XX, nos auxilia criar e recriar políticas sociais interventivas, aptas a propiciar e garantir melhores condições de vida à população, visto que as incoerências sociais, a exclusão, a deficiência de acesso as oportunidades, as discriminações, e as