PRODU O TEXTUAL
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade refletir sobre a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para a construção de uma gestão democrática da escola. O PPP é uma ferramenta que denota os objetivos, as diretrizes e ações a serem desenvolvidas no processo educativo, apresentando exigências legais ao mesmo tempo em que prioriza as necessidades, finalidades e expectativas da comunidade escolar.
Entende-se por PPP a construção de um documento que visa organizar o trabalho pedagógico numa tentativa de superar os conflitos, procurando combater as relações competitivas, corporativas e autoritárias.
É a própria coordenação do trabalho pedagógico escolar em sua totalidade, em suas especificidades, níveis e modalidades. Constitui-se em um projeto por referir-se a uma atividade com propósitos que procuram solucionar problemas ao mesmo tempo em que se constroem conhecimentos de forma refletida, consciente, sistematizada, e essencialmente participativa. É pedagógico porque apresenta a intencionalidade da escola dentro do seu papel de ensinar. E é político porque tem a responsabilidade de formar cidadãos e está inteiramente ligado ao compromisso sociopolítico que demandam a sociedade atual.
O PPP é o principal instrumento para a construção de uma escola democrática, autônoma e de qualidade. É uma construção coletiva instituída no princípio da gestão democrática reunindo distintas vozes, em busca do processo de hegemonia da vontade comum.
DESENVOLVIMENTO
A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, em seu artigo 14, constitui que os sistemas de ensino determinem estratégias que garantem a gestão democrática. Desse modo, a elaboração do PPP é uma das ferramentas que assegura essa gestão democrática.
A LDB, no entanto estende o papel da escola diante da sociedade, tornando-a o centro das atenções das políticas educacionais e