Produ o Individual comercio exterior
A América Latina é uma região em desenvolvimento, com abundância de recursos naturais e por isso um mercado atrativo. Entretanto, trata-se também de uma região com risco políticos e regulatórios crescentes. Problemas recentes como expropriação, quebra de contratos, questões regulatórias, embargos e interferências no câmbio da moeda local são exemplos que ocorreram em países da América Latina.
A Ásia é uma região que concentra grande parte da população mundial e possui países com alta renda, como Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong. No entanto, nessa região também existem países como a China que sofre grande intervenção do governo, o que representa um risco-país importante a ser considerado para definição das estratégias.
Uma segunda diferença relevante a ser considerada entre os mercados nacionais e internacionais está relacionada ao ambiente cultural, representando o risco intelectual. As diferenças culturais influenciam todas as etapas dos negócios internacionais. Muitos dos problemas enfrentados por empresas internacionalizadas vêm do fato da necessidade de termos que lidar com línguas, costumes, valores, atitudes, religiões e comportamentos com os quais não estamos familiarizados. O conhecimento dos riscos envolvidos nas transações internacionais é fundamental para que se possa minimizá-los.
Considerando a intenção de internacionalização da empresa sugiro como estratégia de entrada no mercado externo a exportação direta, onde a empresa mantém contato direto com o consumidor no exterior. Apesar de ser uma forma mais complexa de entrada, a exportação direta propicia maior envolvimento da empresa com o empreendimento. Será necessário que a empresa exerça um maior gerenciamento das operações e das informações a