Produ O Individual 2 Sem 2014
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A estrutura de mercado é definitiva no processo de comportamento do mercado. No texto ‘Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração’, do autor Everson Vieira dos Santos, que foi base do presente trabalho, foram apresentadas diversas estruturas de mercado que serão estudadas e abordas a seguir.
O referido texto é um estudo completo apresentando de forma descritiva a estrutura de mercado no setor supermercadista. Neste trabalho abordarei temas do referido texto contemplando questões de micro e macroeconomia, métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial, ética, política e sociedade. Baseado em dados estatísticos do mercado supermercadista do Rio Grande do Sul e do País e mostrar como este sistema atual gerou oligopólio e tende ao monopólio.
2 DESENVOLVIMENTO
Este trabalho é descritivo e aponta as principais modificações no setor supermercadista no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, e no mundo.
Este trabalho é baseado no texto ‘Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração’, do autor Everson Vieira dos Santos, que apresente uma série de dados estatísticos sobre o mercado supermercadistas colhidos na Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
O referido texto é um estudo completo apresentando de forma descritiva as seguintes fatores para a classificação das estruturas de mercado no setor supermercadista: ‘fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.’
A partir destes fatores podemos ver