Projeto Integrador cultura do milho
PROJETO INTEGRADOR – CULTURA DO MILHO
Projeto Desenvolvido no Curso de Agricultor Familiar/ PRONATEC CAMPO
Realizado na sede da Associação dos Pequenos Prod. Trab. e Trabalhadoras Rurais do Projeto de Assentamento Bonanza
Professora: Daniela...
Alunos: Geruza Maria Ribeiro, João Ribeiro Sampaio, Maria José da Conceição Filho, Dionésio Batista de Cerqueira e Luzivan Sousa da Silva. SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA
1 OBJETIVOS
2 CARACTERIZAÇÃO DA PROPRIEDADE
3 CARACTERIZAÇÃO DO CULTIVO
4 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA PRODUÇÃO
5 CUSTOS DE PRODUÇÃO
6 RECEITAS DA LAVOURA
7 LUCROS ESPERADOS PARA A SAFRA
8 CONCLUSÃO
9 REFERÊNCIAS DE PESQUISAS
INTRODUÇÃO
A cultura do milho, apresenta um apreciável destaque no cenário nacional pelo fato de ser encontrado em até 600 produtos alimentícios, sendo utilizado também para fabricação de ração, onde 40% do total é destinado à fabricação para aves e 25% para suínos e bovinos. Por esses motivos, aliados também ao crescimento populacional e aumento do consumo do cereal para a fabricação de energia renovável como etanol, a produção da cultura tende a se expandir consideravelmente para suprir a demanda.
O Brasil, terceiro maior produtor mundial de milho (Zea mays) possui cultivos desta espécie em grande parte do território nacional havendo registro de produção em 97% dos municípios brasileiros. Observa-se ainda um aumento na produtividade média de milho no Brasil de 1.791 Kg. ha-1 do início da década de 90 para 4.158 Kg. ha-1 no ano agrícola de 2010/11 (CONAB, 2012).
A administração é uma área do conhecimento fundamentada por um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins (maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos), ou seja, consiste no ato de utilizar recursos humanos e materiais de modo a atingir objetivos desejados, por meio de uma organização.
A