Produ o do chocolate
DA MATERIA-PRIMA AO PRODUTO FINAL
O
cacaueiro é muito exigente em calor e umidade. A sua cultura,do ponto de vista econômica, só é recomendável, em regra geral, nas regiões cuja temperatura media anual esteja em torno de 23 a 25 e a media anual das temperaturas mínima ao redor de 21° C.
Clima
O
cacaueiro é uma planta que prefere solos profundos,porosos e frescos; daí a razão pela qual os terrenos de mata terem sido os preferidos para implantação da cultura. Solo
Um
cacaual pode ser formado a partir da semeadura direta ou, então de mudas, previamente preparadas em viveiros.
Plantio
As
mudas devem ser plantadas no espaçamento de 3,5x2,5m ou 3,5x3,0m nos solos mais férteis. O plantio deve ser em nível.
Espaçamento
Inicia-se
a partir do 2° ao 4° ano, os frutos podem ser colhidos, praticamente durante o ano todo.A partir do 5° ano , as colheitas são feitas em dois períodos : SAFRA
(novembro a Fevereiro) e temporão (abril e agosto).
Colheita
O
processo de produção do chocolate tem inicio com retirada das amêndoas, as sementes dos frutos que servem de matéria-prima para o doce.
Transformação em chocolates
Para
eliminar parte do liquido,eles passam por uma secagem de sol por oito dias.
Torrefação,
um processo de aquecimento que elimina de vez uma umidade e faz surgir o aroma peculiar do cacau.
A
pasta de chocolate é colocada em formas para que adquira o aspecto desejado, dentro de moldes num tapete rolante. Modais utilizados é rodoviários bem utilizados pelas empresas de chocolate no Brasil e no mundo. O público alvo de chocolate é bem amplo, de crianças a adultos.
Algumas pessoas compram chocolate para saborear, outras para presentear. Basta decidir em qual público vale a pena investir mais. Um bom atendimento e um produto de qualidade conquistam qualquer cliente.
Alunos
: Priscila T Nascimento e Eliomar de Moura
Produção de Chocolate.