Caso ferrero rocher
Preparado pelos Professores Veranise J. C. Dubeux e Daniel Kamlot, da ESPM-RJ.
Janeiro 2010
www.espm.br/centraldecases | Central de Cases
| Central de Cases
3
Empresa Ferrero – Origens e evolução
A empresa Ferrero iniciou suas atividades na cidade italiana de Alba, em 1946.
Por cau- sa da Segunda Guerra Mundial, recém-terminada, o país atravessava uma grande crise econômica e social e a população precisava de produtos a preços acessíveis, porém havia poucos recursos e também era observada escassez de chocolate. Esses motivos fizeram com que
Pietro Ferrero, um confeiteiro local, utilizasse em sua produção as avelãs, existentes em abundância no noroeste da Itália, para lançar o primeiro produto da Ferrero, a pasta Giandujot, antecessora da hoje famosa Nutella.
Durante os primeiros anos da empresa, o irmão de Pietro, Giovanni Ferrero, foi o responsável pelas vendas, que abrangiam toda a Itália. A divulgação da empresa era realizada pelos próprios veículos que faziam as entregas dos produtos.
Embalagem da pasta Giandujot.
Fonte: http://www. ferrero.com.ar (2008).
Veículos de entrega, anos 40.
Fonte: http://www. ferrero.com/eng/ index.html (2008).
Em 1956 foi inaugurada a primeira sede internacional da empresa, na cidade alemã de Allendort. Logo após a inauguração, foi lançado o segundo produto da empresa, o bombom com licor de cereja Ma Chéri. Em 1957, Michele Ferrero, de 20 anos de idade, filho de Pietro e Piera, assumiu a Ferrero e foi o responsável pelo crescimento da companhia no mercado global.
Em 1958, outra sede foi inaugurada, na Bélgica, e dois anos mais tarde, na
França. Poucos anos depois, a empresa já atendia toda a Europa e a demanda por produtos Ferrero crescia fortemente. Em 1963, a pasta Giandujot, que já havia passado por algumas modificações em sua receita desde seu lançamento, passo u a se chamar
Nutella, nome que persiste até os dias atuais. Nessa época, um quilo de