TECNOLOGIA DE ÓLEOS E GORDURAS
619 palavras
3 páginas
TECNOLOGIA DE ÓLEOS E GORDURASAtividade semana 1
Pesquise sobre a composição de óleos e gorduras de 10 (dez) alimentos que fazem parte da sua dieta.
Abacate: Possui gordura monoinsaturada, um tipo de gordura que não deixa os níveis de colesterol se elevarem no sangue.
Azeite: Ácido Linoléico (3,5 à 20%) que é encontrado também em outros óleos vegetais insaturados (milho, soja, oliva e canola) e são hipercolesterêmicos.
Ácido oléico, o ômega-9 ( 56 a 85%) é um ácido graxo essencial ( ômega 9), o qual participa do metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônio, reconhecido por suas propriedades reguladoras do colesterol.Enfim, o ácido graxo cis-monoinácidosaturados o ácido oléico (18:1) conhecido como MUFA cuja maior fonte é o azeite de oliva, melhora as funções cardiovasculares
Leite de vaca: O tipo de gordura predominante no leite de vaca os triglicerídeos representa 97% a 99% dos lipídeos totais. O restante consiste de fosfolipídios e esteróis, especialmente o colesterol. Os ácidos graxos predominantes no leite são os saturados, que formam de 60% a 70% dos triglicerídeos. Já os insaturados correspondem de 25% a 30%. Dois ácidos graxos (voláteis) de cadeia curta, o butílico e o capróico, são os responsáveis pelo aroma característico do leite.
Carne de boi: Conhecida com gordura saturada, a gordura da carne se consumidas em excesso faz subir o nível do LDL (colesterol ruim) podendo aumentar o risco de problemas cardíacos.
Chia: A Chia é riquíssima em óleos (ácidos graxos essenciais) e ômega 3. O ácido alfa linolênico, cuja principal função é baixar os níveis de colesterol LDL. O colesterol ruim.
Óleo de soja: Rico em gordura poliinsaturada, esse tipo de gordura combinada ajuda no processo antiinflamatório, diminui risco de doenças cardiovasculares, regula os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Outro fator positivo deste óleo é o custo-benefício, sendo o óleo mais em conta. Pode ser