Relat rio de Topografia
ARAÇATUBA/SP
2015
Relatório sobre atividades desempenhadas em Aula Prática de Topografia realizada no Sábado 14/03/2015 com início às 13h e 30min, onde visamos uma poligonal fechada afim de estudos topográficos.
OBJETIVO:
A partir dos dados colhidos e analises realizada por nossos equipamentos de leitura como ângulos internos, ângulos externos e ângulos de deflexão estudaremos uma poligonal a fim de obter:
Determinação do erro de fechamento angular (Efa);
Determinação dos Azimutes;
Tabela de Campo;
Cálculo das coordenadas parciais (X,Y);
Cálculo do erro de Fechamento linear absoluto (Ef);
Cálculo do erro de fechamento linear relativo (M);
Distribuição do erro de fechamento linear;
Determinação dos pontos mais a Oeste (W) e mais ao Sul (S);
Determinação das coordenadas totais;
Cálculo da área do polígono;
Memorial descritivo.
INTRODUÇÃO:
Com a determinação da poligonal a ser estudada e seus pontos já fixados o primeiro passo fundamental é o nivelamento de nosso aparelho “Teodolito” onde deve ser realizado em todos os pontos a serem estudados, esses nivelamentos deve estar exatamente coincidindo com o centro de cada estaca (piquete), são dos passos básicos para este nivelamento mais de extrema importância, no tripé (base de apoio) temos um nível e no teodolito temos outro, a base é de fácil nivelamento basta verificar o nível que tem nela e centralizar, já o teodolito é feito por três escalantes em sua base onde se precisam nivelar todos os lados a fim de aferir um giro preciso a 360°, lembrando que este processo de nivelamento e de leituras dos ângulos deve ser realizado em todos os pontos a serem estudados.
Com o aparelho preparado para utilização realizamos três leituras de ângulos: internos, externos e deflexão, essas operações são realizadas a partir da leitura a “ré” de cada ponto.
Exemplo: Uma poligonal de cinco pontos você com o aparelho no ponto um faz a leitura à ré, ou seja, a leitura do ponto cinco, onde se zera o aparelho e