produ ao textual
Segurança na Prática: ações educativas para a conscientização dos funcionários são ferramentas valiosas. Nov. 2003.
O artigo Segurança na Prática: ações educativas para a conscientização dos funcionários são ferramentas valiosas publicado em 2003 relata que as campanhas têm por finalidade divulgar conhecimentos e auxiliar a educação de Segurança e Saúde no Trabalho.
Inicialmente o autor fala sobre uma enquete realizada por estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho, em 651 empresas localizadas no Estado de São Paulo, 82% das mesmas não tiveram dúvidas em afirmar que uma campanha de Segurança e Saúde no Trabalho, se bem planejada, constitui-se em um excelente método de incentivo à prevenção de acidentes do trabalho.
Atualmente, as empresas vêm investindo em campanhas e programas de Saúde e Segurança, para desenvolver e estabelecer métodos de trabalho mais seguros e eficazes para seus funcionários, com o objetivo de reduzir ou eliminar a incidência de acidentes ou doenças do trabalho.
Segundo SILVA a falta de informação sobre a segurança do trabalho e o trabalho seguro, tanto por parte do empregado como pelo empregador/ gestor, refletem em custos, perdas materiais, danos ao organismo e numa sociedade ignorante e descrente de seus direitos (SILVA 2012).
2 DESENVOLVIMENTO
Para um melhor desenvolvimento das empresas, é preciso que os gestores preocupem-se com as condições de trabalho que oferecem aos seus funcionários, visando proporcionar fatores que contribuam positivamente nas condições e qualidade de vida dos trabalhadores.
É importante que as empresas disponham para seus trabalhadores um ambiente de trabalho confortável e seguro onde possam realizar suas atividades. Para que o bem-estar seja gerado no ambiente de trabalho é importante que as organizações realizem atividades em que os funcionários possam interagir de forma descontraída, pois,