Prod e Qualidade Introdu o e hist rico Alunos
Introdução à Administração da Produção.
1. O que é Administração da Produção?
Há muitos anos atrás uma pequena empresa produzia alfinetes padronizados com três funcionários.
Esses funcionários recebiam um rolo de arame rígido e todos faziam as mesmas três atividades nessa seqüência:
cortavam o arame em peças de 4 centímetros,
prensavam uma extremidade para moldar a cabeça do alfinete,
e, por último, afiavam a outra extremidade.
Dessa forma eles produziam 300 alfinetes por hora, 100 alfinetes por hora cada um.
Certo dia um deles sugeriu que ele mesmo cortaria todos os arames, passaria os arames cortados para um segundo funcionário que prensaria uma das extremidades e por sua vez passaria para o terceiro afiar a outra extremidade. Cada um faria uma única atividade. No início tiveram alguma dificuldade, pois um funcionário era mais rápido que outro e também as três atividades não eram feitas exatamente no mesmo tempo. Algumas vezes um deles ficava parado esperando o anterior lhe passar o produto “semielaborado”.
Com o passar de alguns dias o primeiro funcionário passou a cortar vários arames numa mesma operação, o segundo desenvolveu um dispositivo que prensava mais de uma cabeça de alfinete simultaneamente e o terceiro se aperfeiçoou tanto em afiar as extremidades dos arames que todos passaram a produzir juntos 1000 alfinetes por hora. Essa é uma forma simplificada de Administração da Produção, isto é aumentar a produtividade do conjunto de atividades envolvidas na fabricação, de forma facilitar as operações da área de Logística e Marketing, preservando a qualidade do produto e reduzindo seus custos.
Se essa empresa fabricasse alfinetes de vários tamanhos, agulhas e outros produtos similares, exigiriam um “planejamento” diferente das atividades, uma “programação” diária em função da demanda e um “controle” qualitativo e quantitativo dos resultados.
2. Principais marcos históricos e nomes da AP