Cap 2 Prod e Qualidade Planejamento da Capacidade Alunos
Capítulo 2 – Planejamento da Capacidade.
1- Conceitos: Chamamos de capacidade a quantidade máxima de produtos e ou serviços que podem ser produzidos em uma unidade produtiva (máquina, linha de produção ou fábrica, loja, departamento, etc.) num certo intervalo de tempo.
Se tivermos 5 empregados trabalhando 8 horas cada um, realizando 20 montagens por hora cada um deles, teremos:
5empregados.1horax20
5empregados.8
montagens montagens 100 hora.empregado hora
ou,
horas montagens montagens
.20
800 dia hora.empregado dia Uma empresa pode ter a capacidade de produzir 200 peças por dia (200 pç/d), mas em certo momento, por questões de mercado, pode produzir 120 peças por dia. Nesta situação dizemos que ela está com 120/200 = 60 % da capacidade de produção e com 40 % de ociosidade. Uma loja que tem estrutura (vendedores, espaço, caixas, empacotadeiras, etc) para 100 clientes por dia pode atender num certo momento 30 clientes. Terá 30 da capacidade de operação e 70 de ociosidade.
Uma empresa pode também trabalhar temporariamente acima de sua capacidade produtiva (ex. 110 % da capacidade). Isso se explica por um esforço acima da carga dos equipamentos, porém esse esforço não deverá ser prolongado, pois irá comprometer a vida útil dos equipamentos, além de comprometer a segurança dos operadores devido a ritmo de trabalho acima do normal. Como regra, não é possível ter uma capacidade de produção acima de 100 %.
Os fatores mais importantes que influenciam na capacidade são os seguintes:
a) INSTALAÇÕES:
a. Desde o princípio devem prever expansões futuras, caso contrário deverão ser deslocadas. b. Pelas dimensões, a mudança de local deve ser postergada ao máximo, caso não haja outros fatores externos que influenciem.
c. Uma unidade grande custa menos que duas menores, mas pode diminuir a flexibilidade e agilidade da empresa.
d. Considerar a “economia de escala” e o Custo Fixo da empresa e o custo total unitário. b)