Processos
As funções administrativas que compõe o processo, são dependentes umas das outras para que o processo seja levado adiante, com mudanças continuas, para melhorar no desenvolvimento da empresa.
O processo administrativo vai alem de um ciclo repetitivo de funções (planejamento, organização, direção e controle), também abrange todo o ambiente empresarial. O processo trabalha com três níveis de atuação, a institucional que determina o objetivo e realiza o planejamento estratégico, o intermediário que faz o planejamento tático e colocação de recursos e por fim o operacional que coloca em pratica todas as estratégias. Esse processo é um meio de integrar diferentes atividades para a execução de uma estratégia empresarial. Para isso, é necessário que a empresa defina os objetivos empresariais a serem alcançados e formular uma estratégia analisando o ambiente, as pessoas e os recursos tecnológicos disponíveis, para que assim conquiste o objetivo. Para administrar o andamento das estratégias e conquistas de objetivos utilizamos o processo administrativo.
Toda empresa consciente ou inconsciente, tem a própria estratégia para lidar com as oportunidades e ameaças ambientais e melhor ampliar suas forças e potencialidades. Através das estratégias que formulamos para chegar a um objetivo é que temos êxito ou fracasso. De um modo geral, a estratégia empresarial deve considerar três problemas específicos: o empresarial (escolha do domínio produto/ mercado), o administrativo (criação de procedimentos para coordenar as atividades) e a adequação tecnológica.
Supondo que esse processo administrativo fosse usado em uma instituição