Trabalho e deficiência intelectual
No entanto, essa dificuldade se tornou maior quando a essa população integraram-se os deficientes intelectuais na mesma situação de vulnerável e que também necessitavam ser reconhecidos como pessoas capazes, apoiadas e direcionadas em suas potencialidades para ocuparem seu devido lugar na sociedade, mas como? Fazemos parte de uma sociedade preconceituosa e que não sabe lidar com a deficiência intelectual e por esse motivo, por muito tempo, pessoas com deficiência intelectual viveram em situação de total isolamento social, sem estímulos para desenvolverem sua autonomia e independência.
No trabalho que desenvolvo procuro, junto com minha equipe, mudar esta situação, fazendo o acompanhamento da saúde destas pessoas e promovendo a inclusão destes, desenvolvendo suas potencialidades e buscando estimular sua autonomia como pessoa que é. O exemplo disso é a inserção de alguns destes deficientes no mercado de trabalho, onde demanda uma atuação intensa da equipe, porém é possível.
Sabe-se que o mercado não esta preparado para receber estas pessoas, pois as equipes que os recebem não sabem lidar com tal deficiência, tendo principalmente grande dificuldade com a comunicação e cabe a equipe de profissionais que se dispôs a trabalhar com a deficiência preparar tanto o deficiente quanto as equipes de trabalho das empresas para essa convivência. E foi exatamente o que fizemos. Buscamos as potencialidades em dois deficientes intelectuais e iniciamos o processo de inclusão, primeiro articulando com a empresa as vagas disponíveis e dando inicio ao processo de contratação, sempre juntos: deficientes e equipe de apoio. Neste