Processos
a) Vantagens: melhores características termo-acústicas menor peso por m3 de alvenaria menor tempo de execução por m2 de alvenaria ótima aderência às argamassas maior resistência à compressão menor custo de conservação quando constitui alvenaria aparente maior regularidade de dimensões
11/11/2009 1
Blocos de Concreto
b) Desvantagens maior peso por unidade (maior peso por bloco) menor manejabilidade maior dificuldade para serem cortados para o embutimento de canalizações exigem maiores cuidados com prumo, alinhamento e nivelamento das fiadas
11/11/2009 2
RELEMBRANDO
Materiais empregados no levantamento de alvenarias:
a) tijolos ou blocos cerâmicos a.1. maciços: maior peso, menores propriedades termo- acústicas e cozimento pouco homogêneo. a.2. furados: (2,4,6, e 8) menor peso, melhores propriedades termo-acústicas e resistência mecânica semelhante à dos tijolos maciços.
11/11/2009 3
RELEMBRANDO
b) argamassas: Misturas convenientes dosadas e homogêneas de um ou mias aglomerados agregados miúdos e água. As argamassas mais empregadas são as de cal e areia, nos traços 1: 3 e 1:4, com adição de cimento conforme a finalidade da alvenaria (50 a 100 kgf/m3 de argamassa).
11/11/2009 4
Etapas de Execução das Alvenarias:
a) Impermeabilização do baldrame (fita de papelão alcatroado ou pinturas sucessivas de asfalto). b) Locação das paredes e demarcação dos vãos de portas (6 a 8 cm maior que a largura nominal das portas, no caso de serem de madeira). c) Levantamento dos cantos ou extremidades. (4 a 5 fiadas). d) Disposição dos tijolos ao longo da parede para verificação do tipo de corte de tijolo ou mesmo da espessura das juntas. e) Levantamento da parte intermediarias.
11/11/2009 5
Cuidados no levantamento das alvenarias
a) Umedecimento dos tijolos para que não absorvam a água de amassamento da argamassa, tornando–a menos resistente e mais desagregável. b)