Resenha critica o lugar da cultura no campo de estudos da informação: cenários prospectivos
Disciplina: Cultura e Informação / Professora: Solange Macedo
Aluno: Esdra Davi de Souza
MARTELETO, Regina M. O lugar da cultura no campo de estudos da informação: cenários prospectivos. In: LARA, Marilda L. G. de; Fulino, Asa; NORONHA, Daisy P. (Orgs) Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recibe: Néctar, 2007.p.13-26.
Regina Maria Marteleto – A autora do texto faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict/Eco/UFRJ. Possui doutorado em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), Mestrado em Sciences de l´Information et de la Communication (EHESS/França), Graduação em Letras (PUC/MG) e Biblioteconomia (UFMG). É membro de Comitês Editoriais e/ou parecerista de revistas científicas das áreas de Ciências da Informação e da Comunicação, Saúde, do Brasil e do exterior, bem como de agências avaliadoras de fomento do Brasil e da França.
O texto possui aproximadamente 13 páginas e é dividido por capítulos curtos. Nele a autora expõe uma visão sobre os estudos da informação na perspectiva da cultura. Mostrando o lado social do fenômeno da informação e como isso se manifesta no terreno da cultura, ela lembra que a Ciência da Informação pertence à lista das ciências sociais, portanto têm como base as suas teorias, perguntas, conceitos e métodos. De acordo com a autora, a informação possui valor cultural, político e econômico, elementos básicos para o desenvolvimento social, mas a Ciência da Informação ainda carece de investimentos em pesquisa, metodologias, aplicações e formação de pessoal qualificado para receber uma densidade teórico-conceitual maior, aproveitando o reconhecimento do valor da informação.
A autora ainda escreve sobre o conceito dos termos cultura e informação, na qual a informação é a ideia de organização, meio que equilibra a redundância e o ruído para alimentar, reproduzir e manter um sistema. Já sobre o conceito de