carodocu
29364 palavras
118 páginas
Metodologia do trabalhoFAZER UNIVERSIDADE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
(TEXTO 1)
O processo que estamos vivenciando na busca de formar uma mentalidade universitária, crítica, nos põe, agora, diante de uma tarefa mais específica a de criar, elaborar e codificar uma mensagem em nível de trabalho científico.
Em nossa história percebemos que o homem desenvolve sua inteligência no afã de dominar os segredos do mundo, de sua realidade concreta. Em virtude desse seu potencial de saber já apresenta um patrimônio razoável de realizações. E é na proporção dessas conquistas que a razão humana evolui, que se apresentam novas exigências, justificativas racionalmente coerentes etc. Podemos mesmo dizer que hoje o homem respira um clima global já “enriquecido” por tais conquistas. Especialmente na universidade, acreditamos, tal clima deve ser cultivado, criado, recriado e avaliado. Isso se fará na medida em que trabalharmos criticamente, com a mentalidade de quem quer trabalhar cientificamente.
A intenção é propor algumas pistas orientadoras de como, nessa inicial tentativa de trabalharmos cientificamente, elaborar e comunicar por escrito uma mensagem fecundada e criada em nosso eu: a nossa mensagem. Fecundar e criar uma mensagem se faz na medida em que, ao interagirmos com a realidade que nos cerca, a investigamos, problematizamos, questionamos e tentamos transformá-la na prática da leitura analítico-crítica é um pré-requisito que nos auxilia no amadurecimento dessa reflexão para a transformação da realidade.
É através da comunicação que se torna viva e concreta uma criação. Comunicar uma criação, portanto, significa expressar asa nossas descrições, análises, reflexões, conclusões possíveis encaminhamentos de soluções, novas hipóteses ou simplesmente o nosso fundamento e sério questionamento.
No inicio da tarefa universitária, essa tentativa de criação e comunicação deve ser efetivamente a partir de leituras, de fontes bibliográficas. Em nossas