Processos
ADMINISTRAÇÃO/CONTABILIDADE
INTRODUÇÃO
Esta disciplina visa proporcionar um conhecimento inicial da Ciência Política, o qual estuda as ações dos Estados na aplicação do poder nacional.
Tem como objetivo analisar a influencia do espaço geográfico na política dos estados quando da aplicação do poder na finalidade de alcançar e manter os objetivos nacionais previstos;
- assegurar a importância das características dos espaços geográficos na aplicação do poder;
- estudar a geopolítica dos demais Estados para melhorara seu posicionamento no contexto das nações.
CONSIDERAÇÕES
O homem desde a sua origem vem ao longo de sua evolução como seres sociais que se agrupam a fim de se apoiarem e de se defenderem de seus inimigos e também com o objetivo de satisfazer a suas necessidades naturais e psicológicas, encontra-se uma figura permanente: o poder.
Seja nas relações individuais ou através de grupos de pessoas ou, ainda, de sociedades organizadas e complexas, ganhando sua maior expressão com a instituição jurídica-política do Estado, que a detém, no qual é a figura central, está a figura do PODER.
Para Bertrand Russel, “Poder é a capacidade de produzir os efeitos desejados por quem o detém”.
Dentre as estruturas sociais organizadas, o Estado é o maior grau de poder, correspondendo a ele, portanto, o seguimento institucionalizado do Poder Nacional.
Apesar de ser uno, o Poder Nacional se faz representar por suas cinco expressões:
- Expressão Política;
- Expressão Econômica;
- Expressão Psicossocial;
- Expressão Militar;
- Expressão Científica e Tecnológica.
O exercício e a aplicação do poder se fazem por intermédio da Expressão Política do Poder Nacional. A política seria, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte: ciência quando interpreta os interesses e aspirações de um povo e arte quando identifica e estabelece os Objetivos Nacionais, cuja conquista e preservação orienta; é ainda entendida por Bismark como