Resumo do livro: “O monge e o Executivo”
Uma História sobre a Essência da Liderança
O livro conta a história de John Daily, ele é um homem aparentemente bem sucedido. É casado, pai de um casal de filhos tem um bom emprego numa grande empresa, quando começa a passar por muitas dificuldades no trabalho e também na sua vida familiar.
Após muita insistência da sua esposa, ele decide participar de um retiro espiritual em um mosteiro, onde planeja a oportunidade para refletir em sua vida.
Um dos frades do retiro era Leornad Hoffman, um ex executivo de uma das maiores empresas do Estados Unidos que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.Esse fato o animou em participar do retiro. Toda a historia é contada num mosteiro, e lá John encontrou outras seis pessoas que, assim como ele, eram líderes em suas respectivas áreas de atuação, e também participariam do retiro espiritual.
No mosteiro existia uma programação com vários treinamentos, onde essas pessoas passariam por atividades religiosas e momentos de reflexão.
A cada dia muitas lições eram aprendidas, também surgiam dúvidas sobre como aplicar esses conhecimentos na vida real.Mas assim o grupo era incentivado a discutir seus problemas e a realizar atividades em equipe.
No retiro todos eles discutiam sobre liderança, e Simeão defendeu que a base da liderança não é o poder, mas sim a autoridade, e que essa autoridade é conquistada com amor, dedicação e sacrifício. John aprendeu a como ser um líder bem sucedido sendo servidor e respeitoso com as pessoas, esse retiro mudou a sua vida em todos os sentidos.
O objetivo desse livro é mostrar então que a liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha desejo e que pratique as ações adequadas.