Resumo do livro o monge e o executivo
O livro relata a história de John Daily, um gerente geral bem sucedido de uma fábrica de vidro, era casado com Rachel e tinha dois filhos adolescentes – John Jr e Sara. Em sua vida acontecia muitas coincidências como o nome “Simeão” e em muitas ocasiões, que o deixava pensativo sem entender. Aparentemente tudo estava bem, mas começaram a surgir problemas com os filhos e sua mulher estava infeliz ao seu lado, então Rachel teve a idéia e pediu que ele tomasse uma decisão de ir ao mosteiro João da Cruz da Igreja Luterana perto do logo Michigan, para buscar as respostas e a mudança que ele tanto precisava.
Ao chegar ao mosteiro achou tudo tão simples, contudo, muito aconchegante e bonito. Havia algo especial naquele lugar. E lá havia seis participantes, juntamente com John que iria assistir à palestra que “Simeão” ou “Len Hoffman” daria, eles queriam aprender mais sobre liderança e como colocá-la em prática na vida real. O que é liderança? È a habilidade de influenciar as pessoas a trabalhar com entusiasmo visando atingir um alvo para ser bom para ambos.
Jonh Daily aprendeu sobre a diferença entre poder e autoridade. O poder é fazer alguém a fazer sua vontade, cumprir ordens, por causa da posição mesmo que a pessoa não queira, podendo até mesmo ser demitida. A autoridade é levar as pessoas a fazerem de boa vontade por causa de sua influência pessoal, pela persuasão. Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos, seja com Deus, consigo mesmo e com os outros, é por isso é importante se buscar a paz interior e o equilíbrio. Para ser um líder de sucesso é preciso viver uma vida saudável, ter a capacidade de construir relacionamentos saudáveis, tanto na família, quanto no trabalho ou com os amigos.
Na manhã seguinte, Simeão falou sobre os velhos paradigmas que devem ser quebrados, pois estão ultrapassados nos dias atuais, não é fácil mudar porque mudanças exige-se muita da pessoa. Esse negócio de dizer que quem