processos
Temos o planejamento estratégico que é orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo onde se faz necessário o uso de boa intuição discernimento e julgamento. Devido a isso temos duas dificuldades básicas do planejamento estratégico: complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro, ele é caracterizado por estar voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa, envolve a empresa como um todo e é projetado alongo prazo.
Sendo um processo continuo de tomada de decisão e não mais um plano feito e refeito a cada ano que se passa, considera as implicações futuras das tomadas de decisões não se preocupa em antecipar as decisões a serem tomadas no futuro.
Em contrapartida o planejamento tático visa determinar antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados visando à realidade atual e futura e tem como características principais ser um planejamento contínuo e permanente voltado para o futuro preocupando-se com a racionalidade de tomada de decisão, ele é interativo aceitando ajustamentos e correções sendo cíclico onde se permite avaliação e mensuração para novos planejamentos com informações e perspectivas mais seguras e corretas.
Esse tipo de planejamento é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais funções administrativas, como a organização a direção e controle, formando um conjunto de tomada sistemática e deliberada de decisão sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos e níveis mais baixos da hierarquia da organização tendo como principais diferenças: nível de decisão, dimensão a curto prazo.
Já o plano operacional esta voltado com o que fazer e como fazer à medida que as tarefas executadas no dia-a-dia no nível operacional esse tipo de planejamento pode ser