comunicação
1 de 4
http://www.eps.ufsc.br/disserta99/berger/cap1.html
INTRODUÇÃO
As organizações são constituídas das pessoas que nela se relacionam, quer de maneira formal ou informal.
A comunicação é um fenômeno organizacional universal e se relaciona diretamente com os resultados do dia a dia, as tomadas de decisão, relacionamentos no trabalho, entrevistas, reuniões e apresentações. Estes assuntos dependendo das habilidades de comunicação, são responsáveis pela boa ou má performance pessoal ou organizacional. É impossível qualquer empresa ou profissional ser bem sucedido sem desenvolver uma excelente habilidade de comunicação. Toda história da humanidade demonstra um permanente esforço de comunicação. É possível avaliar o nível de progresso das sociedades ou das organizações, através da maior ou menor capacidade de comunicação de seus participantes.
O mundo é comunicação: cada atitude, cada comportamento, cada gesto, nossa personalidade, hábitos, nosso sucesso ou fracasso no trabalho, tudo é comunicação ou esforço para consegui-la.
Pesquisas tem mostrado que o sucesso pessoal ou organizacional está intimamente relacionado com a habilidade de comunicação. As pessoas passam vários anos nas escolas exercitando, aprendendo e refinando suas habilidades profissionais mas investem muito pouco em suas habilidades de comunicação. As empresas investem em tecnologia avançada, em qualidade de produtos e serviços, falam constantemente em qualidade de vida no trabalho, em times, em equipes, em valorização do ser humano, e muitas vezes, não se dão conta do papel da comunicação nestas realizações.
A comunicação intra e interpessoal constituem a base e permeiam todo o processo da comunicação organizacional e das relações de trabalho.
1.1. Justificativa
Após alguns anos de vivência em organizações atuando em facilitação de grupos, em trabalhos de treinamento e desenvolvimento técnico e gerencial, na área de serviço social, na área de